8 Dicas de Volta às Aulas


 É minha gente, acabou o carnaval e agora o ano começa de verdade. Hora de deixar a preguiça de lado e colocar (ou tentar) em prática tudo aquilo que prometemos que iríamos melhorar na virada do ano e pra começar, vamos à umas dicas pra você que jurou de pés juntos que ia melhorar seu desempenho na escola/faculdade mas não sabe ainda como fazer isso. Então vamos lá!


 1) Traduzindo: Você deveria estar estudando!
Sim, era isso que você deveria estar fazendo. Essa é simplesmente a primeira e principal regra de todas mas para isso se exige muita dedicação. Tire algumas horinhas do dia para isso. Dar uma lida, passar a matéria a limpo, pesquisar, tirar dúvidas com amigos, se aprofundar e discutir sobre o assunto ajuda a gente a fixar aquilo que aprendemos tanto para melhorarmos nossas notas quanto para trazermos ao cotidiano aquilo que aprendemos. Tudo na prática fica mais fácil!


 2) Se desligue do mundo exterior!
Parece que não mas quando estudamos e ao mesmo tempo estamos postando no twitter, olhando as atualizações das amigas e vendo as últimas postagens daquele galã, não conseguimos nos concentrar e nem absorver aquilo que acabamos de ler. Claro, as redes sociais e os sites de busca também podem ser ótimos auxílios para nossos estudos, mas na sua grande parte são o maior motivo de nossa distração. Algumas pessoas são capazes de fazer isso, ainda mais em matérias que possuem mais facilidade mas, naquela que está difícil de passar, o jeito é largar tudo de lado e meter as caras.


 3) Traduzindo: Eu odeio esse lugar.
Bom, quem gosta né? Haha. São pouquíssimas as pessoas de gostam da escola/faculdade pra estudar. Todo mundo gosta de ir pra conversar, pra rever os amigos, olhar uns gatinhos, curtir umas sociais, desfilar uma roupinha nova e por último estudar. É, as vezes é bem chatinho mas é necessário. O jeito é ver o lado bom das coisas. Ficar pensando que é ruim, chato e que gostaria de estar na sua cama ao invés de estar estudando não adianta nadica de nada. Assistir aulas e prestar atenção nelas é extremamente importante. Lá na frente, ela vai te economizar algumas muitas horas de estudo. Por isso, evite faltá-las. Sou a favor de faltar aula apenas quando a aula do professor é muito ruim e no tempo da aula dele você vai se dedicar a alguma coisa construtiva. Faltar a aula porque o professor é ruim pra ficar dormindo não é legal. Se ele é ruim, falte, mas vá para a faculdade/escola ou em casa mesmo e pegue um livro da matéria desse professor para ler ou então vá a aula, mesmo que você não esteja prestando a atenção no que ele está falando mas está lendo ou estudando algo relacionado. Depois disso tudo, procure ele para pedir ajuda caso não tenha entendido alguma coisa. Tem professores que são péssimos explicando na sala de aula, mas no particular eles explicam muito bem!


 4) Não não, namorar não!
Apaixonados de plantão, eu sei o quanto é difícil resistir aos encantos do seu amado na escola/faculdade mas é um pouco necessário. Passar a aula toda namorando, conversando, trocando cartinhas, olhares, beijinhos ou até matar aula não vai ajudar em nada assim como passar a aula toda fofocando com as amigas contando como foi o final de semana e como aquele cara que ficou no carnaval era um gatinho. O jeito é deixar as conversinhas e o love para a hora da entrada, do intervalo ou da saída. É gente, é bem complicado mesmo. Falo por conhecimento de causa mas, as vezes tem que ser feito. Caso vocês sejam da mesma turma, ou façam as mesmas matérias, enfim, tenham algo no estudo em comum, usem isso a favor de vocês. Marquem de estudar juntos, dividam matérias, façam trabalhos juntos, aproveita aquele sábado antes da prova que vocês iam se encontrar pra ver um filme e estudem também. Primeiro, vai ser um bom jeito de vocês se dedicarem e segundo, também funciona como uma boa desculpa caso não dê pra encontrar o seu amor no final de semana também!


 5) Evite deixar tudo pra última hora!
Já disse tudo, né? Não galera, não funciona deixar tudo pra última hora. Claro, toda regra tem a sua exceção mas deixar pro último minuto nunca é legal. O desespero come solto, o tempo corre totalmente contra a sua vontade e o que não falta é matéria pra estudar. A solução é tentar manter tudo em dia e tirar todas as dúvidas possíveis e impossíveis porque faltando pouco pras provas você não vai conseguir solucionar isso!


6) Regule seu sono!
Logo que acabam as férias é uma porcaria pra conseguirmos organizar nossos horários mas é preciso. O jeito é largar a internet e ir dormir. Nada de dar aquela entradinho pelo celular depois de estar deitado e varar a madrugada. Uma boa noite de sono rende um bom dia de estudo e com isso bons rendimentos. Isso não quer dizer que você tem que dormir muito, e sim o suficiente pra acordar descansado e pronto pra batalha!


 7) Esses sim são seus melhores amigos!
Já sabe né, esses são seus BFFs que devem estar sempre pertinho de você. Use e abuse deles, anote tudo de possível e impossível que puder. Pinte, rabisque, grife, desenhe.. faça tudo que der pra que você possa lembrar o que aprendeu naquele momento. Nossa memória fotográfica também existe, então é importante usar a abusar do nosso querido caderninho. As vezes não lembramos bem como o professor falou, mas um gráfico ou desenho que ficou na memória nos faz entender e lembrar o que aprendemos!


 8) Organize-se!
Melhor solução pra conseguir fazer tudo o que quer. Organizar os horários, as datas, as saídas faz com que tudo possa ser resolvido sem muito esforço e stress. Afinal, não só de estudo vivemos, não é? E quando aparece aquela festinha no sábado antes daquela prova de arrancar os cabelos que você não pode perder. O jeito é se organizar e programar os horários. Com isso dá pra curtir a baladinha e ainda se dar bem na prova. Organização exige mais do que anotar o que se deve fazer, exige também logística porque não adianta pegar um dia todo livre e encher de estudos, uma hora a mente cansa. Então o jeito é pensar em como balancear a hora de estudar e a hora de se descontrair!

 Eu sei o quanto é difícil seguir essas dicas mas vale tentar. Eu sofro muito tentando utilizá-las mas acredite, dão resultado! Mesmo que não der pra fazer tudo de uma só vez, vá se acostumando com cada uma delas as aos poucos.
 E aí, mais alguma sugestão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário